Colocando LED's no Cooler.

Materiais

1 conector molex macho
2 fios conectores de gabinete
2 Leds de alta luminosidade ou alto brilho como queiram ( Cor a gosto !! )
1 cooler ( Pode ser cristal ou preto )
1º passo:
Faça dois furos com a dremel nas extremidades do cooler, nesses furos os leds serão adaptados ( ai vc ja tem uma ideia) , sua imaginacao entra em açao !! compre como na lista de material os leds a gosto de alta luminosidade.

Estes sao os dois pinos que serao usados na montagem do conector molex macho
Perceba que o led possui uma perna maior que a outra, a perna maior é de 5v e a perna menor é o fio preto (o famoso terra)
2º passo:
Agora precisamos ligar os leds nos conectores, a perna maior deverá ser colocada onde está o fio vermelho 5v. ..
Vamos fazer um teste agora para saber se os LEDS estão funcionando 100%!! claro, vai ke naum funciona...

Após feito isso basta fixar os leds, veja o efeito com o cooler DESLIGADO !!
Veja o resultado final com o cooler LIGADO

Observações finais:
No caso desses leds de alta luminosidade azuis, não foi necessário utilizar nenhum resistor, eles trabalham perfeitamente em 5v.

Construindo um Filtro de Linha ( by Almeida Filho )

Construindo um Filtro de Linha

By Almeida Filho

http://forumpcs.ig.com.br/viewtopic.php?t=219963

Como tenho visto vários comentários a respeito desse assunto, e como é do interesse de muitos, resolvi escrever esse pequeno tutorial para orientar a quem estiver disposto em construir o seu próprio filtro de linha, ou adquirir um modêlo industrializado, possa ter uma noção de como é sua construção. Pois existem muitos no mercado que não são tudo aquilo que seus fabricantes anunciam. Este artigo mostra em detalhes, o mínimo que se deve encontrar em um filtro de linha.


Pelo mesmo preço de um estabilizador, você pode comprar um excelente filtro, e com isso estará realmente protegendo seu computador e periféricos. O circuito em questão não apresenta alta complexidade na montagem, basta saber manusear um ferro de solda e ter um pouco de habilidade em confecção de bobinas e circuito impresso.

Como todos nós sabemos, o papel do filtro de linha é proteger os equipamentos a ele ligados, de transientes e ruídos presentes na rede elétrica.

Transiente: É o período de instabilidade que todo circuito elétrico tem ao sofrer uma alteração brusca de energia.

Ruídos: São interferências causadas na rede elétrica por emissão eletromagnética (EMI: Eletromagnetic Interference) e por emissões de rádio freqüência (RFI: Radio-Frequency Interference).

Essas interferências "poluem" o sinal elétrico alterando suas características.

Os principais agentes causadores de RFI são, os transmissores de rádio,TV, radioamadores, etc.

Já as redes de alta tensão, lâmpadas fluorescentes, motores elétricos, máquinas de solda, relâmpagos, etc. causam principalmente a EMI , e também RFI. Para filtrar essas interferências é usado um circuito LC (capacitores+bobinas) chamado “filtro passa baixas”. Tem esse nome por oferecer resistência à passagem das altas freqüências, e nada influir nas baixas.

Como a freqüência da rede elétrica é 60Hz, usamos um filtro com freqüência de corte acima desse valor. Geralmente esses filtros têm sua freqüência de corte em torno dos 40KHz.

Freqüência de corte é o ponto onde o filtro começa a atuar, derrubando drasticamente a amplitude do sinal interferente, e quanto mais alta for a freqüência, menor será a sua amplitude.
Para obter mais informações de como funciona um filtro passivo, veja esse arquivo:


O componente responsável em filtrar os transientes é chamado varistor, o qual merece uma atenção especial, pois é o componente vital do circuito. A figura abaixo mostra dois tamanhos de varistores: o da direita de 10mm e o da esquerda 20mm de diâmetro. Existem outros tamanhos

Varistor: (MOV – Metal Oxid Varistor): Os varistores são corpos cerâmicos altamente densos com características não-ôhmicas. Sua função é restringir sobretensões transitórias, ou seja, tem a função de manter o valor do potencial elétrico quando ocorre um grande aumento no campo elétrico aplicado. Os varistores são também conhecidos como resistores não lineares ou limitadores de tensão. São resistores não-ôhmicos, caracterizados por uma resistência elétrica que diminui com o aumento do potencial aplicado, ou seja, não obedecem a lei de Ohm: I=E/R, em que “E” é a tensão aplicada ao circuito, “R” é a resistência e “I” é a corrente que passa pelo circuito.

Para os varistores essa equação é modificada pelo fato que a corrente não varia linearmente com a tensão aplicada. Fica desta forma: I=(E/C)ª, em que “C” é uma constante chamada de resistência não-ôhmica, e “a” de coeficiente de não-linearidade. Quanto maior o valor de “a”, mais sensível é o dispositivo a pequenas mudanças no potencial elétrico aplicado, e, portanto, melhor é o varistor. Veja mais detalhes no link abaixo:



Tabela com especificações de alguns varistores para média potência:





Os itens marcados com um retângulo alaranjado, são indicados para a interligação entre Neutro e Terra em 127 Volts.

Os itens marcados com um retângulo azul, são indicados para interligação entre Fase e Neutro e Fase e Terra em redes 127 Volts e em alguns caso para 220 Volts interligando Fase e Terra.

Os marcados com retângulo vermelho, são indicados para 220 Volts.

Os indutores teremos que fabricá-los. Esses junto aos capacitores formam o filtro de ruídos.

É uma tarefa muito fácil. Basta ter em mãos dois núcleos toroidais, desses encontrados em fontes de PC, e alguns metros de fio esmaltado. Se conseguir núcleos de ferrite, melhor ainda, pois com eles consegue-se maior indutância, e consequentemente abaixa-se bastante a frequência de corte. Porém, como fiz esse tópico na intenção auxiliar a quem possui fontes queimadas no fundo do armário a aproveitar material dessas, os núcleos amarelos localizados na saída servirão perfeitamente. E são justamente esses que estão aí.


Núcleo toroidal aproveitado de uma fonte queimada:




Lista de material:

3x Varistores: “Atenção especial em relação a tensão de serviço (VRMS)”.
Para rede 110 Volts: Consultar os esquemas.
Para rede 220 Volts: Consultar os esquemas.
4x Capacitores cerâmicos 4700pF x 1200V (Classe Y)
1x Capacitor de Poliéster 470nF x 630V (Classe X)
4 metros de fio esmaltado com diâmetro de 0,80mm (AWG 20)
2x Núcleos toroidais medindo 27mm de diâmetro externo x 11mm de largura x 5,5mm de espessura.
1x Placa de circuito impresso medindo 15cm x 6cm. 1x
Caixa plástica que caiba o circuito.
2x Porta fusíveis
2x Fusíveis 4 Ampéres para 110 Volts.
2x Fusíveis 2 Ampéres para 220Volts.
Obs: A capacidade dos fusíveis também dependerá de quantos equipamentos serão ligados ao filtro.

1x Cabo de alimentação com plug. (entrada)
Tomadas 2P+T de boa qualidade.(saída)

Providenciar um bom aterramento.


Circuitos práticos:

Muita atenção nos esquemas abaixo em relação aos varistores, aterramento e fusíveis. Pois cada um é específico para cada caso.

Este circuito é para rede de 127 Volts, em caso de não dispor de um aterramento.

Este circuito é para rede 127 Volts com disponibilidade de aterramento.

Obs: O varistor VR3, que interliga Neutro e Terra, pode ser substituído por um com a menor tensão de serviço possível, em torno de 15 a 30 Volts. Porém terá de tomar muito cuidado com a polarização da entrada, pois se a mesma for invertida, provocará um curto rompendo o fusível, e possivelmente destruindo o varistor.

Este circuito é para rede de 220 Volts sem disponibilidade de aterramento.


Este circuito é para rede de 220 Volts, onde o potencial entre Fase e Neutro ou Fase e Terra é de 220 Volts. E com disponibilidade de aterramento.


Este circuito é para rede de 220 Volts, onde o potencial entre Fase e Neutro ou Fase e Terra é de 127 Volts. E com disponibilidade de aterramento.



A placa de circuito impresso servirá para todas as versões, sendo que nas que não dispõem de aterramento, a trilha central poderá ser descartada.


Construindo os indutores:


Geralmente esses núcleos toroidais de fontes, já possuem uma resina isolante aplicada sobre eles. Caso não tenha, passe algumas voltas de fita de teflon (veda rosca) no interior do núcleo de forma que fique bem coberto. Agora corte quatro pedaços do fio esmaltado com 90cm cada. Enrole em cada metade de cada núcleo, de 18 a 20 voltas do fio. (Observe bem na foto abaixo como devem ser feitos os enrolamentos) No final terá duas bobinas em cada núcleo. Tenha o cuidado de manter as bobinas separadas, e enrole o mais apertado possível.

Disponibilizei um artigo em português sobre bobinas toroidais, incluindo fórmulas para os cáculos.

As bobinas ficarão assim:


Aqui está o layout do circuito impresso. Faça as trilhas com 15mm de largura.



Veja o guia de montagem





Aqui o circuito já montado


Aqui as ligações finais da placa:



Obs: Respeite as cores dos fios e suas posições.
Use fio flexível de 2,5mm para as ligações.

Esquema de ligações à rede e tomadas.


Obs: Não use o neutro da rede como terra.

O aterramento que uso, é composto por três barras cobreadas fincadas no solo, a uma distância de 50cm entre elas, formando um triângulo. (Aterramento em Delta). São interligadas com fio nu com diâmetro de 2,59mm. (AWG10). Quanto mais grosso melhor. Esse aterramento é ligado ao GND do filtro. O custo da montagem fica em torno de R$ 8,00. Claro que as tomadas e a caixinha não estão inclusas no orçamento.

Observações:

1 - Se quiser aumentar ainda mais a segurança, pode-se também associar dois ou três varistores em paralelo com cada um dos que aí estão, desde que sejam do mesmo tipo. Dessa forma teremos a potência de absorção reforçada, garantindo ainda mais a segurança, a qual nunca é de mais.
2 - Se possível for, usar fusíveis de ação rápida. Pois são muito mais seguros que os comuns.

Todos devem ter percebido a simplicidade da montagem. O trabalho é rápido: enrolando os indutores, preparando a placa e montando, leva-se no máximo duas horas.

Apostila Display LCD

Abaixo seguem dois links para Download de apostilas sobre displsy LCD. Vale a pena dar uma olhada.

http://www2.eletronica.org/apostilas-e-ebooks/componentes/LCD_30324b.pdf.

http://www.ime.eb.br/~pinho/micro/apostila/lcdport.pdf.

Esquema LCD 16x2


Esquema full para a conexão de um LCD 16x2 para porta Serial.

CNC Freak Resistor - Programa


Quem conhece algo sobre circuitos elétricos sabe da importância dos resistores.


Não existe circuito prático que não tenha ao menos um destes componentes e a escolha certa deles é crucial para o funcionamento correto do sistema.


CNC Freak – Resistor é um programa simples que vai facilitar muito a busca do componente correto para cada caso e vai evitar curtos-circuitos.


Para calcular o valor de resistores facilmente.Estudantes de física do ensino médio ou de cursos superiores sabem que um simples deslize na hora de converter as unidades do sistema internacional pode acabar com o seu problema.


Quando se trata de sistemas na prática o caso é ainda mais sério, podendo resultar facilmente na queima de seus componentes. Por isso é sempre bom contar com um coeficiente de segurança confiável.


Além de converter qualquer unidade do sistema internacional, o programa pode calcular qual a faixa de resistores mais adequada ao seu circuito.


Basta entrar com o valor desejado para as conversões ou a diferença de voltagem e a corrente para que ele indique a melhor resistência a ser usada.


Ele também trabalha com múltiplas faixas de resistência e aponta qual delas é mais exigida em cada caso.


O link direto tambem se encontra na parte de Downloads do blog.

Display LCD



Colocar um destes no computador pode ser fácil para alguns e um bicho de sete cabeças para outros.

Este é o esquema, mostra como devemos ligar os fios:
Usamos o cabo USB para retirar os +5V e os 0V. O cabo com o DB25 é por onde passam os sinais (informações). Nada impede que a fonte de energia possa ser retirada de outro local. Fica a critério de cada um.

Dicas:

1. Cuide para não tocar nos dois Chips atrás do LCD, eles possuem tecnologia CMOS, ou seja, são chips sensíveis a eletricidade estática, qualquer toque pode queimar e o LCD não funcionará mais ou poderá ficar com letras borradas, entre outros problemas irreversíveis.

2. Ao soldar os fios no LCD tenha muito cuidado para não manter a ponta do soldador por mais de +/- 3 segundos ao soldar. OBS: Nunca assopre para secar a solda, o mesmo provoca solda fria.

3. Ao soldar fios no DB25 fique atento a numerações dos pinos no próprio corpo do conector.

4. Neste caso, os fios Vermelho (+) e Preto (-), foram os usados para alimentação no cabo USB.

5.O esquema foi modificado para poder regular o BRILHO e CONTRASTE, para isso, foi usado dois potenciômetros trim-pot um de 10K (Contraste) e um de 1K (brilho), mas podem-se usar potenciômetros lineares (tipo ajuste de volume). Eis o esquema modificado:
Fios no LCD
Fios no DB25

Beleza! Mas os problemas costumam aparecer realmente na hora de botar pra funcionar:
NOTA: Se a hora que você ligar o display não aparecer uma barra dependendo da cor do display na primeira linha, verifique a alimentação ou então seu display pode estar queimado, ou ainda, você esqueceu de ligar o fio que vai ao pino 5 do LCD, ou simplesmente deve ajustar o contraste!

Usamos o software mais usado acredito, o LCDSmartie:

DOWNLOAD LCDSMARTIE
O link para o download está no blog.

DOWNLOAD PORT95NT
Não se esqueça de instalar o drive necessário para rodar o programa no Windows XP

DOWNLOAD DO DRIVER USERPORT.SYS
Driver para acessar a porta paralela.
Dica: Instale os dois drivers.

Se alguém quiser se aventurar ou quiser um pouco de conhecimento a mais recomendo ler:
Boa Sorte !!

Bay Covers - Fotos e Mini Tutorial ( by mnpctech )

Modelos de"Bay Covers" da mnpctech.com.




Mini tutorial com fotos.

Esse tipo de acabamento fica muito bonito.

Video Aula de Casemod com Fernando Nascimento ( Casemobr )












Pintura de Chassis ( by mnpctech.com )

Fan Grills Computer Case Mods ( by mnpctech.com )

Turbine Fan - Part II ( by mnpctech.com )

Turbine Fan - Part I ( by mnpctech.com )

Malfunction Case ( by mnpctech.com )

Gabinete antigo utilizado na confecção do "Malfunction Case".







A frente do gabinete antigo foi remodelada com "Fiberglass", sendo colocado dois dutos, sendo um de 120mm e um de 50mm.






Visão dos coolers depois de colocados no duto.







Dois potenciometros de 100 ohms/5 watt para controle da velocidade das turbinas. Em cima dos potenciometros o botão liga/desliga.


Visão lateral dos botões. Botões dos potenciometros tipo"caveira" foram colocados nesse caso. Nada impede que voce coloque botões de sua preferência.


Visão frontal dos botões.








Duas janelas superiores foram instaladas na parte superior do gabinete.




No interior foi instalada um luz catódica azul.




Show de bola!!

Fonte: http://www.mnpctech.com/