A Lingua do Casemod ( By Silvia Balieiro )

Fique por dentro do vocabulário das modificações de gabinete

01) Borracha U e H - Modelos de borracha usados para fazer acabamentos no casemod. Como nem sempre o corte feito com uma microrretífica é uniforme, o uso da borracha acaba sendo inevitável. A denominação U e H vem do formato das mesmas.

02) Cold Cathod - Tipo de luz néon mais indicado para a iluminação de um casemod. Além de ter luz intensa, não produz calor. Ou seja, não aumenta a temperatura da máquina.

03) Espiral - Plástico no formato espiral usado para cobrir fios. Costuma ter cores berrantes ou fluorescentes, que reagem com a luz.

04) Fan controller - Controlador de fans (ventiladores) que, em geral, ocupa uma baia do gabinete. Com ele, cada um dos coolers do casemod fica independente e pode ter rotações diferentes.

05) Fonte mod - Capa de acrílico usada para cobrir a fonte e deixá-la com uma aparência mais radical. Para instalá-la, é necessário remover a capa original do componente.

06) LCD - No casemod, o Liquid Crystal Display tem um tamanho bem pequeno, varia de 16 por 2 (linhas por colunas) a 20 por 4. Com conexão serial ou paralela, pode ser usado para monitorar o micro. Dependendo do software instalado, verifica a temperatura do PC, o uso da memória, a capacidade do HD e até o arquivo MP3 que está sendo executado.

07) Laser grill - Grade metalizada usada para cobrir os coolers. É vendida com diversos desenhos temáticos, como o logotipo do Counter-Strike ou o símbolo da radioatividade. Como os coolers têm vários tamanhos, esses acessórios podem ser encontrados em dimensões diferentes como 80 mm, 90 mm e 120 mm.

10) Luz negra - Também muito utilizada na iluminação de gabinetes modificados, dá destaque em peças fluorescentes e brancas que ficam dentro do PC.

11) Microrretífica - Ferramenta indispensável na criação de um casemod. É indicada para pequenos serviços, como esmerilhar, lixar, furar e polir o gabinete.

12) Rounded cable - Substitui os cabos fita que acompanham HDs, gravadores de CDs e drives de disquete. São coloridos e redondos, o que facilita a circulação de ar e diminui a bagunça de fios dentro do PC.

13) Thumscrew - Parafuso específico para gabinetes. Como tem a cabeça maior, pode ser apertado ou solto sem o uso de chave de fenda. É encontrado em diversos formatos e cores.

14) Watercooler - Componente usado para fazer o resfriamento do micro com água em vez de ar. Tem a vantagem de deixar a máquina mais silenciosa, porém traz riscos de vazamento e curto-circuito.

15) Window mod - Quem quer transformar o gabinete pode começar pela window mod, a janela que é aberta na lateral da CPU. Nela, a parte metálica é retirada e substituída por uma placa de acrílico que deixa o interior do micro aparente.

16) Casemod - Nome dado à modificação de gabinetes de micros, como inclusão de luzes, cortes e pintura. O termo surgiu do inglês case modification.

0 comentários: