Refrigeração Líquida - Part I ( by Paulo Couto )

Introdução

Desde que os primeiros artigos sobre refrigeração líquida surgiram na internet, há cerca de 4 anos, o mercado de Water Coolers se desenvolveu enormemente, tanto pelo lado técnico quanto pela necessidade térmica dos novos processadores.

Hoje a Intel enfrenta reais problemas de refrigeração com o Prescott, a ponto de criar uma nova especificação de fontes e gabinetes, o padrão BTX, que otimiza o fluxo de ar dentro do gabinete e permite a melhoria das soluções térmicas baseadas em cooler a ar, em inglês, chamados de Air Coolers.

Outros sistemas que enfrentam problemas de aquecimento excessivo são os mini-barebones como os da Soltek, Shuttle, MSI e ABIT. Um site internacional foi recentemente premiado pela ABIT ao apresentar uma versão comercial do modelo Digidice com Water Cooler incluso, destacando o produto da concorrência.


- Os mini barebones sofrem com problema de aquecimento devido ao pouco espaço. Embora alguns fabricantes, como a Shuttle, desenvolvam sistemas térmicos muito inteligentes e eficazes, ainda é o calcanhar de Aquiles desses simpáticos PCs.




Acima um modelo da Soltek, que usa o cooler box da Intel. Abaixo um modelo Digidice da ABIT, modificado para receber um watercooler












Outros fabricantes de grande porte estão lançando suas soluções térmicas baseadas em refrigeração liquida com muito sucesso, entre elas podemos destacar os gabinetes da Koolance, que possuem um completo sistema de watercooler incluso na sua estrutura. Há soluções externas também de grande sucesso comercial, como o Exos, também da Koolance, e o recente Hydro-Cool, da Corsair, que devemos apresentar aqui brevemente. São soluções comerciais, e por isso mesmo feitas para atender o usuário médio com poder aquisitivo alto. Usuários avançados e overclockers extremos não ficam satisfeitos com os resultados desses kits.



Os gabinetes Koolance tem o watercooler incorporado, ou pode-se usar o Exos, externo, para gabinetes de outras marcas.









Acima o modelo Corsair Hydrocool 200EX, externo, para qualquer gabinete.


Há outros modelos onde sua função é basicamente reduzir o ruído do sistema, substituindo os coolers tradicionais por um sistema liquido de baixo desempenho, porém silencioso. Essa é a aposta da Thermaltake com a linha Aquarius, e da Zalman, que também fornece um kit de refrigeração liquida bastante completo.






Algumas empresas, como a Swiftech ou a DTek, bem como o Danger Den que é praticamente um fabricante de grande porte hoje em dia, comercializam soluções completas de radiadores, bombas e blocks. Não são integrados aos gabinetes nem são externos como o caso do Hydro-Cool, é necessário que o usuário faça a modificação no gabinete por sua conta.

A tendência é que surjam ainda mais versões comercias de watercoolers, especialmente agora quando a tecnologia da refrigeração tradicional a ar está muito próxima do seu limite técnico, incapaz, por exemplo, de manter um Prescott em overclock abaixo de 70°c quando submetido ao esforço, em um país tropical como o Brasil.

Para quem gosta de overclock, a solução é ainda mais extrema. Não só a CPU precisa ser refrigerada como também a GPU da placa gráfica e o northbridge da placa mãe, e os sistemas precisam ser muito mais eficientes. É nessas horas que começam a surgir alguns projetos realmente interessantes feitos por amadores que tem conhecimento técnico para tal. A Internet proporcionou para esse pessoal uma forma de trocar experiências em tal nível que as boas experiências de uns foram aproveitadas em projetos de outros, e vice versa. Nós vamos mostrar pra vocês nessa primeira parte do artigo sobre watercoolers o que existe de melhor e mais avançado sobre técnicas de construção, balanceamento de desempenho, componentes ideais e até qual a composição do liquido mais adequada para o melhor aproveitamento de um watercooler.

Um watercooler busca obter temperaturas próximas à temperatura ambiente, é composto de três componentes básicos, o block que fica sob a CPU, a bomba que movimenta o fluído, e o radiador que refrigera esse fluído. Há um quarto componente extra que também é necessário: o reservatório para abastecer o sistema. Em muitos casos, e veremos isso a seguir, a bomba d’água fica dentro desse reservatório, submersa, mas em outros casos não, ele é apenas um rabicho de mangueira com uma válvula na ponta. Outros componentes são opcionais muito interessantes, como o relé para ligar a bomba junto com o PC, e os medidores de fluxo de água. Veremos todos esses itens ao longo desse artigo.

Antes de começar, gostaria de explicar um detalhe que passa despercebido para a maioria dos usuários. Um watercooler é um sistema de varias peças que precisam estar balanceadas para um bom desempenho. Não adianta ter o melhor block do mundo com uma bomba fraca, ou um radiador imenso para um block ineficiente. Nem ter uma bomba poderosíssima que aquece a água mais do que o próprio processador. O segredo é o bom senso e o bom equilíbrio entre as partes. Há sistemas de baixa pressão muito eficientes e baratos, surpreendentemente bons pela sua simplicidade.


Fonte : http://www.forumpcs.com.br/


Autor : Paulo Couto

0 comentários: